O Projeto Fruta Fina Orgânica teve início em 2010, na região da serra catarinense, especificamente no município de Urubici. Aos poucos, as condições ambientais perfeitas da região e o trabalho cuidadoso nos pomares, fizeram a produção de frutas vermelhas orgânicas prosperarem. Desta forma, as frutas que antes eram vendidas in natura passaram a ser comercializadas congeladas, para que pudessem chegar ainda mais longe.
Surgiu, então, a ideia de estabelecer parcerias com famílias locais, que, após um longo processo de reeducação e conversa sobre produção orgânica, migraram da produção convencional para este tipo de cultivo. Atualmente, são dezenas de pequenos produtores que formam a base de todo o projeto.
A produção de mel silvestre e de bracatinga, considerados um dos melhores do mundo, é outra atividade que desenvolvemos. É um trabalho em conjunto: as abelhas visitam os pomares de frutas vermelhas e aumentam a produtividade através da polinização e por fim, levam os nutrientes das frutas para o mel. Aliado a isso, a Serra Catarinense possui sanidade ambiental e por ser afastada da agricultura convencional, garante um mel com características únicas.
Nós acreditamos na ideia de que o orgânico vai muito além do alimento sem agrotóxico, envolvendo também o cuidado integral com a natureza, as interações humanas baseada no respeito e uma cadeia justa de produção.
Nos orgulhamos em dizer que o Projeto Fruta Fina Orgânica tem como pilares a agricultura familiar, a disseminação do manejo orgânico, a propagação do conhecimento sobre agroecologia e ainda garante renda para a comunidade e alimentos sadios e nutritivos para todo Brasil.